The Collector (Nine Inch Nails)

Trent Reznor e Dave Grohl

Olá! Vamos em frente com mais uma transcrição! Esta é a 21ª que disponibilizo aqui no site!

O som da vez é The Collector (Nine Inch Nails), que foi gravada por Dave Grohl, um dos meus bateristas de rock preferidos. Esta canção faz parte de With Teeth (2005), álbum que tem outras cinco músicas com Dave Grohl na bateria.

Transcrição de bateria de The Collector

Vamos à música. Imprima a transcrição.

Observe na partitura que nomeei os refrãos como 1 e 2. Optei por isso, pois ambos tem ideias musicais muito parecidas, mas não idênticas. O segundo refrão tem um verso a mais, fazendo com que esta seção tenha dois compassos a mais.

The Collector tem um groove bem marcante de bateria e baixo. Essa levada está presente em diversas partes da música: introdução, parte A, pré-refrão (com o chimbal meio aberto), interlúdio (similar à introdução), coda (final da música), além do fim do refrão (conduzir no crash).

With Teeth (Nine Inch Nails)

Esta ideia musical tem dois compassos, sendo que o primeiro compasso tem 6 tempos e o segundo 7. A partitura com a levada está logo abaixo.

Também disponibilizei um vídeo onde toco este groove em um andamento mais lento (96 b.p.m.) que o original (138 b.p.m.). Ao tentar tocar esta levada, cante o riff de baixo junto. Pratique também contando os tempos em voz alta.

Com relação à este groove, há uma exceção. Note que na transição do pré-refrão para o refrão, o último compasso, onde está a virada, tem 6 tempos e não 7. Na partitura, isso está nos compassos 24 e 46.

Exercícios para The Collector

Nos refrãos, ocorrem outras mudanças de fórmulas de compasso. Posso citar o refrão 1 (compassos 25 a 34 da transcrição) como exemplo, onde a seqüência é: 4/4 e 6/4 duas vezes, depois dois compassos de 4 tempos, e por fim o groove que descrevemos acima, que tem um compasso em 6 e outro em 7.

Pode parecer complicado, mas garanto que se você cantar junto (siga a voz), e ficar com a música na cabeça, tudo ficará mais fácil e natural.

Após ouvir, analisar e tocar The Collector, é possível perceber que uma das principais características do Dave Grohl baterista também está presente nesta gravação. Penso que ele seja perito em criar partes específicas para cada música, fazendo com que a bateria se torne parte da composição.

Alguém imagina In Bloom (Nirvana), Everlong (Foo Fighters), ou No One Knows (Queens of The Stone Age) sem a bateria original?!

Para mim, Ringo Starr, Neil Peart e Carlos Bala são outras referências nesse quesito.

Para finalizar, ao tocar esta música, não economize nos rimshots! “Desça a lenha”!

Além da transcrição, logo abaixo você verá que compartilhei um vídeo onde toco a música inteira.

Bom estudo! Até a próxima!

 

Versão original de The Collector (Nine Inch Nails)

 

Carlos Contreras tocando The Collector (Nine Inch Nails)

 

Como tocar a levada de The Collector por Carlos Contreras