Como tocar Chic Cheer (Chic)

Olá! Vamos em frente com mais um “tente tocar”.

Escolhi as levadas de Chic Cheer do Chic para transcrever e dividir com vocês. Nunca ouviu falar na banda? Aposto que sim, já que o grupo nova-iorquino tem hits como: Le Freak, Everybody Dance, Good Times e I Want Your Love.

 

 

Um dos músicos que ajudou a definir o som da banda é o baterista Tony Thompson (1954-2003), que esteve no grupo de 1977 a 1983.

Embora seja bastante associada à disco music, penso que o Chic e os grooves de Tony Thompson, Nile Rodgers (guitarra) e Bernard Edwards (baixo) sejam completamente funk.

Chic Cheer é a música que abre C’est Chic (1978), que é o segundo álbum de estúdio da banda. Este som tem grooves que particularmente acho uma delícia tocar. Viciam!

Imprima a partitura.

Partitura com as levadas de Chic Cheer

Chic Cheer tem basicamente duas partes. Na partitura considerei que o exercício 1a seja a levada da primeira parte e 2a e 2b sejam as levadas da parte seguinte. Na segunda parte, a levada 2a é tocada uma vez e logo depois o baterista se mantém no 2b. Portanto, eu toquei assim no vídeo também, tanto com a música, como sem ela.

Vale dizer que no vídeo toquei com a gravação original da música e não com um play-along (sem bateria).

Chic (com Tony Thompson ao centro)

Com relação às viradas, você vai ver na partitura os exercícios 1b (fill na transição da parte 1 para parte 2), 2c (fill no meio da parte 2) e 2d (fill para voltar da parte 2 para a 1).

Embora Chic Cheer não tenha sido gravada com o metrônomo, considero que a performance de Tony Thompson nessa gravação tenha sido bem sólida. Aliás, anotei uma sugestão de andamento (112 b.p.m.) na partitura, para que você tenha um parâmetro quando for estudar.

Então, bom estudo!

Até a próxima!

 

Versão original de Chic Cheer (Chic)