Blue Rondo à la Turk (The Dave Brubeck Quartet)

Olá! Sigamos em frente com mais um Tente Tocar. O som desta vez é Blue Rondo à la Turk do Dave Brubeck Quartet.

Esta música faz parte de um dos álbuns mais inovadores e populares da história do jazz: Time Out (1959).

O disco tem esse nome, pois além de 4/4, fórmula de compasso tradicional no jazz, podemos ouvir músicas com compassos de 3, 5 e 9 tempos.

Este álbum, que tem a formação clássica do quarteto liderado pelo pianista Dave Brubeck, também conta com Paul Desmond (saxofone alto), Eugene Wright (baixo acústico) e Joe Morello (bateria).

Imprima a partitura.

Exercícios para Blue Rondo à la Turk

Considerei que o tema de Blue Rondo à la Turk tem 9 tempos por compasso (unidade de tempo = colcheia) e que esses tempos estão agrupados de duas formas.

A primeira delas está no exercício 1a. Note que os 9 tempos estão agrupados em 2-2-2-3. Em 1b temos os mesmos 9 tempos agrupados em 3-3-3. A ideia musical completa é três vezes o que corresponde ao exercício 1a e uma vez o exercício 1b.

Time Out (1959)

No exercício 2a e 2b escrevi as levadas que toquei durante a maior parte do tema. Os 9 tempos estão agrupados exatamente como nos exercícios 1a e 1b.

É importante dizer que a performance no vídeo é inspirada pela gravação original e não uma transcrição nota por nota.

O que está no terceiro exercício corresponde à ponte que liga o tema com a seção de improvisos. Aqui temos um ciclo de doze compassos, onde há a alternância de dois compassos de improviso de saxofone (jazz/swing) com dois compassos de tema com a levada em 9/8 (2-2-2-3).

The Dave Brubeck Quartet

A seção de improvisos tem como base a forma blues (12 compassos). A cada 12 compassos temos um chorus. Escrevi um ciclo de 12 compassos no exercício 4 para sugerir que você toque a levada de jazz (swing) pensando nessa estrutura.

No vídeo eu toquei durante um chorus de improviso de saxofone. A gravação de Blue Rondo à la Turk tem quatro choruses de improviso de saxofone e quatro de improviso de piano.

Para finalizar, recomendo a escuta com atenção (e fones, se possível) da performance do baterista Joe Morello não só em Blue Rondo à la Turk, mas em todo o álbum Time Out.

Bom estudo!

Até a próxima!

 

Versão original de Blue Rondo à la Turk (The Dave Brubeck Quartet)

 

Versão ao vivo de Blue Rondo à la Turk (The Dave Brubeck Quartet)

 

Entrevista com Joe Morello no State of The Arts (2001)