Jet City Woman (Queensrÿche)

Olá! Vamos em frente com a 20ª transcrição aqui no site!

Queensrÿche

Desta vez, a música é Jet City Woman do quinteto norte-americano Queensrÿche. Esta canção faz parte do álbum Empire (1990), que alavancado pelo grande sucesso da balada Silent Lucidity, chegou a vender mais três milhões de cópias só nos Estados Unidos.

Na turnê de Empire, a banda tocou no Brasil pela 1ª vez. Isso ocorreu em 23 de janeiro de 1991, na “noite do metal” do Rock In Rio II. Nesse dia, também tocaram Sepultura, Lobão (?), Megadeth, Judas Priest e Guns N’ Roses.

Se você nunca ouviu Queensrÿche, além de Empire, que é meu preferido, recomendo o incrível e clássico Operation: Mindcrime (1988), que é considerado um marco do subgênero conhecido como metal progressivo e, geralmente é o preferido dos fãs da banda.

Transcrição de bateria de Jet City Woman

O baterista do grupo é Scott Rockenfield, que junto com o baixista Eddie Jackson, são os únicos integrantes que tocaram em todos os (15) álbuns de estúdio do Queensrÿche, entre 1984 e 2019. Aliás, essa “cozinha” consistente é uma das marcas registradas da banda.

Repare na interessante relação do baixo e da bateria em Jet City Woman. Logo na introdução é possível perceber que às vezes um deixa espaço para o outro e às vezes eles andam colados ritmicamente.

Sobre Scott Rockenfield, creio que a principal característica deste baterista seja tocar para a música, de forma organizada, direta, precisa, firme e enérgica, sem excessos ou “fritações”.

Empire (Queensrÿche)

Acredite se quiser, fico com a impressão de ouvir um baterista de rock ou metal com um raciocínio de música pop.

Sempre achei suas linhas de bateria inteligentes, interessantes, legais de ouvir e tocar, e responsáveis por tornar as músicas da banda ainda melhores. Tenho certeza que você vai escutar em Jet City Woman tudo o que acabo de descrever acima.

Paralelamente ao Queensrÿche, o músico tem se dedicado a compor trilhas para filmes, comerciais de TV e jogos de video-game. Também criou a Hollywood Loops, que é uma empresa que vende pacotes de samples e loops.

Além disso, o baterista fez gravações com Paul Speer, Slave To The System, Headless, além de ter lançado um disco-solo em 2008.

Sobre a transcrição, vale dizer que, embora Scott Rockenfield seja adepto dos enormes kits de bateria (veja as fotos abaixo), apenas consegui identificar na música o som de quatro tambores, além é claro do bumbo e da caixa. Portanto, esta transcrição foi pensada para um kit com três tom toms e um surdo.

 

 

Se você tiver uma batera com dois toms e dois surdos, também vale. E se tiver um kit com menos tambores, também dá pra tocar. Use sua criatividade.

Além da transcrição, compartilho aqui um drum cover que fiz da música.

 

Então vamos lá! Imprima a transcrição e tente tocar junto! Compartilhe com o(a)s amigo(a)s!

Se tiver alguma dúvida, me chama!

Até a próxima!

 

Versão original de Jet City Woman (Queensrÿche)

 

Versão ao vivo de Jet City Woman (1991)                   

 


Versão ao vivo de Jet City Woman – drum cam (2014)