Pés, pra que te quero 2?
Olá! Seguimos com uma segunda série de ostinatos (motivo ou frase musical repetido insistentemente) para os pés em mais um capítulo do “tente tocar”!
Assim como no primeiro “Pés, pra que te quero”, a proposta é combinar uma ideia musical tocada na caixa (mãos) com seis padrões diferentes para os pés.
Para estes exercícios tive como referência alguns ritmos brasileiros.
Os exercícios 1 e 3, possuem dois ostinatos bastante utilizados para tocar samba na bateria.
No segundo exercício, a referência para o ostinato foi o ijexá.
O baião é o norte no padrão para os pés no exercício 4, e o xaxado nos exercícios 5 e 6.
Na primeira página da partitura escrevi a ideia musical que será tocada com as mãos separada dos ritmos que serão tocados com os pés (exercícios de 1 a 6). Caso não tenha conseguido visualizar os exercícios desta maneira, na página seguinte você verá como ficam as seis combinações de mãos e pés.
Neste vídeo toquei cada exercício quatro vezes. Porém, recomendo que você pratique apenas um ostinato por vez, até ficar bem preciso.
A ideia musical a ser tocada na caixa é apenas uma sugestão. Aliás, fiz questão de repetir a ideia do primeiro “Pés, pra que te quero?”.
Porém, desta vez mudei a fórmula de compasso de 4 por 4 para 2 por 4. Calma, não entre em pânico! O que antes cabia num compasso de quatro tempos, agora cabe em dois compassos de dois tempos.
Caso tenha resolvido rapidamente estes exercícios, mude os acentos de lugar, coloque alguns toques duplos, crie frases de quatro compassos… Enfim, use sua a criatividade.
Se achou difícil, simplifique. Para começar, tente tocar as semicolcheias na caixa sem nenhum acento. Adicione os acentos aos poucos.
Agora é “só” imprimir a partitura e suar a camisa!
Até a próxima!