Pés, pra que te quero?
Olá! Seguimos em frente com mais um “tente tocar”! Recomendo o uso de fones para ver (e ouvir) o vídeo.
A proposta agora é combinar uma ideia musical tocada na caixa (mãos) com seis ostinatos (motivo ou frase musical repetido persistentemente) diferentes para os pés.
Na primeira página da partitura escrevi o exercício 1 separado dos ostinatos (exercícios de 2 a 7). Caso não tenha conseguido entender os exercícios desta maneira, na segunda página você poderá ver cada combinação de mãos e pés.
Toquei quatro vezes cada exercício neste vídeo. Porém, recomendo que você pratique apenas um ostinato por vez, até ficar bem preciso.
A ideia musical do primeiro exercício é apenas uma sugestão. Caso tenha achado difícil, simplifique. Toque semínimas ou colcheias na caixa (sem acentos).
Ficou mais confiante? Tente as semicolcheias também sem mudar o volume das notas. Acrescente os acentos depois.
Nos exercícios 2 e 3 toquei o chimbal (pé esquerdo), primeiro na cabeça de cada tempo (semínima), e depois na cabeça e no contratempo dos quatro tempos do compasso (colcheias).
No exercício seguinte, troquei o chimbal pelo bumbo, tendo tocado o mesmo na cabeça de cada tempo.
A seguir (exercício 5), acrescentei o chimbal no contratempo de cada tempo.
Depois (exercício 6), o bumbo foi tocado na cabeça e no contratempo durante todo o compasso.
Por fim, no último exercício, mudei o ritmo do bumbo de colcheias para semicolcheias. Repare que é o mesmo ritmo tocado com as mãos. A seqüência dos pés também é direita e esquerda.
Para que servem estes exercícios? A resposta óbvia é que eles serão úteis para que você melhore a sua coordenação. Mas aos poucos você passará a pensar menos nos exercícios e na coordenação apenas, e perceberá que estas ideias podem ser aplicadas em levadas, viradas, solos, enfim, em diferentes situações musicais.
Portanto, imprima a partitura e sue a camisa!
Até a próxima!