Over The Mountain (Ozzy Osbourne) drum intro
Olá! Seguimos com mais um tente tocar!
Desta vez, a inspiração veio depois de ver vídeos (no Instagram) de Brad Wilk (Rage Against The Machine) e Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) tocando a clássica introdução de bateria de Over The Mountain, música que abre Diary of Madman (1981), segundo álbum da carreira solo de Ozzy Osbourne.
Lee Kerskale, que é o baterista nesse disco, também gravou Blizzard of Ozz (1980), álbum anterior de Ozzy. Portanto, você já ouviu este grande batera em clássicos do rock como Crazy Train, Mr. Crowley, I Don’t Know, Flying High Again e Believer.
O músico britânico também integrou o grupo Uriah Heep entre 1971 e 1979, e 1981 e 2007, tendo gravado 17 álbuns de estúdio.
Vamos ao material do vídeo. Para facilitar o seu trabalho, toquei a drum intro em 5 andamentos (beat = 140, 60, 80, 100 e 120 b.p.m.). Aproveite para imprimir a partitura.
Over The Mountain com certeza não foi gravada com o metrônomo, mas constatei que 140 b.p.m. é um andamento bem próximo do que Lee Kerslake tocou no início da música. Repare que logo depois disso, quando o groove é estabelecido, a música segue com um andamento mais lento (perto de 132 b.p.m.).
Imagino que na primeira audição da drum intro, muita gente tenha a impressão que o baterista usou dois bumbos ou pedal duplo. Esse é o efeito causado quando tocamos rapidamente essa frase, que está distribuída entre caixa, tom, bumbo e surdo. Para tocá-la, segui a seqüência mão direita, mão esquerda e pé direito (bumbo).
Note que os seis primeiros tempos estão divididos em seis partes iguais (sextina). Ao praticar, fique atento (a) para não perder essa subdivisão. Se o som começar a ficar embolado, é bem provável que a subdivisão tenha “ido pro saco”. Então tenha paciência.
Para finalizar, não se esqueça de acrescentar o chimbal com pé (em colcheias). Caso ache difícil incluí-lo logo de cara, tudo bem. Comece sem o prato.
Divirta-se! Até a próxima!
Over The Mountain (Ozzy Osbourne)
Entrevista com Lee Kerslake e Bob Daisley
Lee Kerslake com o Uriah Heep ao vivo (1973)