Over The Mountain (Ozzy Osbourne) drum intro

 

 

 

Olá! Seguimos com mais um tente tocar!

Desta vez, a inspiração veio depois de ver vídeos (no Instagram) de Brad Wilk (Rage Against The Machine) e Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) tocando a clássica introdução de bateria de Over The Mountain, música que abre Diary of Madman (1981), segundo álbum da carreira solo de Ozzy Osbourne.

Partitura da drum intro de Over The Mountain

Lee Kerskale, que é o baterista nesse disco, também gravou Blizzard of Ozz (1980), álbum anterior de Ozzy. Portanto, você já ouviu este grande batera em clássicos do rock como Crazy Train, Mr. Crowley, I Don’t Know, Flying High Again e Believer.

O músico britânico também integrou o grupo Uriah Heep entre 1971 e 1979, e 1981 e 2007, tendo gravado 17 álbuns de estúdio.

Vamos ao material do vídeo. Para facilitar o seu trabalho, toquei a drum intro em 5 andamentos (beat = 140, 60, 80, 100 e 120 b.p.m.). Aproveite para imprimir a partitura.

Over The Mountain com certeza não foi gravada com o metrônomo, mas constatei que 140 b.p.m. é um andamento bem próximo do que Lee Kerslake tocou no início da música. Repare que logo depois disso, quando o groove é estabelecido, a música segue com um andamento mais lento (perto de 132 b.p.m.).

Banda de Ozzy Osbourne em Blizzard of Ozz e Diary of a Madman

Imagino que na primeira audição da drum intro, muita gente tenha a impressão que o baterista usou dois bumbos ou pedal duplo. Esse é o efeito causado quando tocamos rapidamente essa frase, que está distribuída entre caixa, tom, bumbo e surdo. Para tocá-la, segui a seqüência mão direita, mão esquerda e pé direito (bumbo).

Note que os seis primeiros tempos estão divididos em seis partes iguais (sextina). Ao praticar, fique atento (a) para não perder essa subdivisão. Se o som começar a ficar embolado, é bem provável que a subdivisão tenha “ido pro saco”. Então tenha paciência.

Para finalizar, não se esqueça de acrescentar o chimbal com pé (em colcheias). Caso ache difícil incluí-lo logo de cara, tudo bem. Comece sem o prato.

Divirta-se! Até a próxima!

 

Over The Mountain (Ozzy Osbourne)

 

Entrevista com Lee Kerslake e Bob Daisley

 

Lee Kerslake com o Uriah Heep ao vivo (1973)