Desenvolvendo levadas 2 – notas-fantasma e pedal duplo
Olá! Vamos em frente com mais um capítulo do “tente tocar”! Recomendo o uso de fones para ver (e ouvir) o vídeo.
Assim como no primeiro vídeo desta série, os exercícios estão relacionados com desenvolvimento de levadas.
Usei chimbal (aéreo), caixa e bumbo nestes quatro exemplos.
O primeiro groove é um tema e a partir dele desenvolvi os seguintes. Toquei o mesmo ritmo no chimbal (colcheias com acentos na cabeça de cada tempo) em todos os exercícios.
No exercício 2 acrescentei notas-fantasma, padrão que repeti nos exemplos 3 e 4.
Para os dois últimos grooves, criei duas ideias musicais diferentes para tocar no bumbo. O pedal duplo foi necessário (pelo menos para mim) para tornar essas levadas possíveis nesse andamento (semínima =131).
Quer tocar os exercícios, mas achou complicado? Simplifique. Por exemplo, se você tirar os acentos do chimbal e/ou as notas-fantasma, vai ficar mais fácil. Vá devagar.
Se você achou fácil, mude o acento do chimbal para o contratempo, crie outro ritmo para o bumbo, mude as notas-fantasma de lugar. Enfim, crie suas próprias variações.
Você poderia se (ou me) perguntar de que estilo são essas levadas?
Creio que essas ideias tenham vindo de ecos de funk e rock (ou talvez fusion) que estão na minha cabeça. Clyde Stubblefield, um dos bateras do James Brown (ouça Cold Sweat), e Tim “Herb” Alexander do Primus (ouça Jerry Was a Race Car Driver) podem ter sido “culpados” por isso.
Além do vídeo, aqui vai a partitura com as levadas para facilitar sua compreensão.
Então imprima a partitura e sue a camisa!
Até a próxima!